Piedade em Ação, Ecologia com a Biologa Ruth Araújo
- Rogerio Araujo
- 25 de jan. de 2015
- 3 min de leitura
PIEDADE EM AÇÃO
Ecologia
A palavra Ecologia é hoje familiar para a maioria das pessoas, umas receberam noções dessa ciência nos cursos que fizeram, outras conhecem o termo através de conversa que ouvem, outros de programas de rádio, televisão, da leitura de jornais e revistas e hoje através do Blog Melhorias para Piedade de Rogerio Araújo
Pessoas diferentes muitas vezes definem Ecologia de maneira diferente. Para poder avaliar porque isso acontece, é preciso saber o que essa ciência estuda.
A palavra Ecologia vem de duas palavras gregas OIKOS= asa e LOGOS=ESTUDO. É o estudo da casa dos seres vivos. Piedade está inserida nesse conhecimento.
O estudo do ambiente inclui os seres vivos e tudo que os rodeia, o solo, a água, o ar.
Todos os seres vivos provocam modificações no ambiente, lentas pouco profundas e em pouco tempo o ambiente volta as condições normais. O Equilíbrio é mantido.
O Homem apesar de ser uma espécie entre milhares, com suas invenções e descobertas age no ambiente de maneira muito mais rápida e profunda que todos os seres vivos juntos e pode causar grande desiquilíbrio em toda Biosfera.
O Homem precisa de alimento e para isso cultiva alguns vegetais e cria alguns tipos de animais, para isso elimina um grande número de seres vivos. Para plantar é preciso desmatar e no desmatamento morrem plantas e animais. Para proteger as plantas que cultiva, os animais que cria e os alimentos que armazena, é preciso acabar com os animais chamados pragas, mas atingem outras inofensivas e as úteis.
O Homem modifica profundamente o ambiente, não só para obter alimentos.Com o aumento da população o número de cidade aumenta, constroem estradas, aeroportos, usinas geradoras de eletricidade, indústria multiplicam. Os resultados são problemas como poluição do ar, dos rios, dos mares e os esgotamentos dos recursos naturais que o homem não pode repor, minérios e petróleo.
Com o progresso o homem esqueceu que ele também é ser vivo. Desencadeia problemas ambientais. Discute-se e critica-se a destruição das florestas, do resultado da agressão humana
Ao ambiente. Enfatiza-se a necessidade de proteger reservas florestais, catástrofes como secas prolongadas ou enchentes, são atribuídas a ação do homem.
Os problemas ambientais criados pelo homem tornaram tão sérios que todas as pessoas são sensíveis a eles e isso reflete como muitos conceituam Ecologia. O homem precisa encontrar um modo de vida que lhe permita viver em equilíbrio com a natureza, a qual também é parte.
Para que o homem possa inter-relacionar-se harmoniosamente com o ambiente é preciso que as pessoas tenham algumas noções básicas.
Em Piedade, temos esses cuidados: A “ONG” “AESFA” Organização não governamental. Associação Ecológica São Francisco de Assis. Atua na conscientização e preservação do meio ambiente. Existe há vinte anos em Piedade. Foi uma das fundadoras do Comitê de Bacias do CBH SMT. Hoje com a participação de 34 municípios e uma agencia de Bacias.” Ong ““TAIPAL” e a “ONG” Sangue Bão”. Todos atuando na conscientização e procurando levar conhecimento a população de modo geral.
Contamos com profissionais, como engenheiro civil, engenheiros agrônomos, biólogos que lutam pela causa, A Exemplo do projeto Plantando Águas (construção De Cisterna).
É muito difícil a conscientização, pois o poder as vezes fala mais alto, como a construção de Poços Artesianos que querem inserir no município de Piedade, para o abastecimento das residências rurais, isto é muito risco, pois polui os aquíferos.
Nosso é o “aquífero” Guarani.” Temos que arrumar outros meios de aproveitar as águas e abastecermos todos os bairros rurais de Piedade, uma das soluções são a construção de Cisternas. Temos que citar a atuação do CMMA (Conselho Municipal do Meio Ambiente) que atua na preservação do meio ambiente. Temos a grata satisfação de contar com vereadores que são verdadeiros ativistas ambientais.
É necessário que as pessoas aprendam com os seres vivos a se integrar com o ambiente e apliquem os conhecimentos, passando a considerar cada ser vivo como tendo um papel muito importante no equilíbrio da natureza, só assim poderão avaliar os problemas ambientais e de maneira lúcida buscar solução.
PARA ISSO É PRECISO AMAR A NATUREZA!!!
Ruth Rodrigues Ayres de Araujo.
Bióloga e Presidente da AESFA – Associação Ecológica São Francisco de Assis

Comments