Avise seus pais: Golpe do sequestro por telefone esta voltando a PIedade
- Rogerio Araujo
- 30 de jan. de 2015
- 2 min de leitura
Algumas pessoas reclamaram para mim sobre a volta do Golpe do sequestro por telefone e que receberam ligaçoes com supostos parentes chorando e pedindo dinheiro. ATENÇÂO.. isso é GOLPE e muitos idosos costumam cair nessa história ainda que sumariamente avisados, uma vez que sao pegos de surpresa pelos criminosos, lembre se, nunca diga o nome de outros familiares quando chamados.... ALERTE SUA FAMILIA, pois houve casos de ataques cardiacos em idosos recebendo esse choque de emoção;

O Que fazer nesses casos...
“A pessoa deve tentar entrar em contato com o suposto sequestrado, enquanto continua na linha com o golpista, e imediatamente procurar a polícia, ao invés de levantar qualquer quantia”, acrescentou.
Entenda como funciona o golpe O crime geralmente é praticado por presidiários de outros Estados. Usando celulares de dentro de penitenciárias, os criminosos ligam para telefones residenciais se passando por atendentes de telemarketing ou amigos da família. Uma vez de posse das informações da rotina da família, eles fazem uma nova ligação dizendo que um familiar foi sequestrado e exigem o depósito de uma quantia em dinheiro para a suposta libertação da vítima.
É característico ao golpe o suposto sequestrador perguntar se a pessoa tem filhos, pai ou mãe e se estes se encontram em casa. Para intimidar a vítima, eles colocam uma pessoa chorando ao telefone como se fosse o parente sequestrado, usando o estado emocional da pessoa para obter cada vez mais informações e concretizar o golpe.
Com isso, a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) alerta a população sobre como se prevenir do crime. O objetivo é diminuir o número de ocorrências. Veja as dicas abaixo:
1. Mantenha a calma ao atender qualquer chamada do tipo. A medida ajuda a reconhecer se a ligação é verdadeira ou não;
2. Alerte todos os moradores de sua residência, principalmente idosos, crianças e funcionários a não fornecerem dados pessoais, como nomes, número de quantas pessoas reside no local, telefone ou hábitos sobre os moradores da casa. Estas informações podem ser utilizadas para o criminoso conhecer sua família;
3. Ao realizar a ligação, o criminoso sempre demonstra ter pressa em finalizar as negociações;
4. Tente prolongar a conversa com o suposto negociador e, enquanto isso, se certifique que a pessoa supostamente sequestrada esteja bem. Para isso, utilize outro telefone celular e tente localizar o mais rápido possível a pessoa indicada no sequestro;
5. Se você cair no golpe, não deixe de prestar queixa na polícia. De posse de informações como o número de origem da chamada criminosa ou o número da conta em que o “resgate” foi depositado, a polícia pode identificar o criminoso e evitar que mais pessoas sejam vítimas.
ligue para o disque denuncia 190
Comments