Colunistas, Pensamentos de um Rapaz -CONHEÇA DE VERDADE O QUE SIGNIFICA A ORAÇÃO DO PAI NOSSO
- Paulo Cesar Pereira Gomes
- 13 de mar. de 2015
- 3 min de leitura
Você já orou o Pai Nosso? Quantas e quantas vezes você já fez essa oração sem saber realmente alguns significados? Pois então, vamos juntos descobrir!!!
A oração do Pai Nosso é a oração “modelo” ensinada por Jesus, uma oração simples e breve com grandes significados.
‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’. (Mateus 6. 9-13).
Antes de explicarmos cada ponto da oração do Pai Nosso, temos que saber o que significa oração, o que é afinal?
Oração é o oferecimento dos nossos desejos a Deus, por coisas conforme à sua vontade, em nome de Cristo, com a confissão dos nossos pecados e um agradecido reconhecimento das suas misericórdias.
Agora que sabemos o significado de oração, vamos analisar cada ponto da oração do pai Nosso.
1-) Pai nosso, que estás nos céus!
Esse prefácio ensina-nos que devemos nos aproximar de Deus com toda e santa reverência (respeito) e confiança, como filhos a um pai capaz e pronto para nos ajudar, e também nos ensina a orar com os outros e por eles.
2-) Santificado seja o teu nome.
Pedimos que Deus nos habilite, a nós e aos outros, a glorificá-lo em tudo aquilo em que se dá a conhecer, e que disponha tudo para a sua glória.
3-) Venha o teu reino.
Pedimos que o reino de Satanás seja destruído e que o reino da graça seja adiantado, que nós e os outros sejamos guiados a ele e nele guardados, e que cedo venha o reino da Glória.
4-) Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
Pedimos que Deus, pela sua graça (favor imerecido que Deus pela sua misericórdia nos concede), nos torne capazes e desejosos de conhecer a sua vontade, de obedecer e submeter-nos a ela em tudo, como fazem os anjos no Céu.
5-) Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.
Pedimos que, da livre dádiva de Deus, recebamos uma porção suficiente das coisas boas desta vida e desfrutemos com elas das suas bênçãos.
6-) Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.
Pedimos que Deus, por amor de Cristo, perdoe gratuitamente os nossos pecados, o que somos animados a pedir, porque, pela sua graça (favor imerecido que Deus pela sua misericórdia nos concede), somos habilitados a perdoar de coração o nosso próximo.
7-) E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal
Pedimos que Deus nos guarde de sermos tentados a pecar, ou nos preserve e livre quando formos tentados.
8-) Porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém
Ensina-nos que na oração devemos confiar somente em Deus, e louvá-lo em nossas orações, atribuindo-lhe reino, poder e glória. E, em testemunho do nosso desejo e certeza de sermos ouvidos, dizemos Amém (Assim Seja!).
Que esse grande “modelo” de oração desperte em você leitor logo pela manhã, a vontade em orar a Deus. Imagine um molho de chaves, imaginou? Então, a oração é uma das chaves desse molho, chave que contribui para o crescimento espiritual.
Deus os abençoe,
Paulo Pereira Seminarista da Igreja Presbiteriana do Brasil deseja a todos um belo fim de semana.

Comments