HISTÓRIA DA GASTRONOMIA PIEDADENSE
- Barão do Pirapora
- 14 de abr. de 2015
- 2 min de leitura
Feijão Guandu e a Sopa de Milho são iguarias de Piedade, no século XIX. A Professora e culinarista Regiana Caetano Ayres de Araújo, através das pesquisas do seu marido, o historiador Rodrigo Ayres de Araújo, resgatou receitas que remetem o século XIX, quando o Municipio de Piedade ainda estava em desenvolvimento.
A Sopa de Milho Verde, ainda é uma das mais tradicionais iguarias da zona rural de Piedade. Era comum, desde o período da fundação em 1840, os primeiros moradores produzirem a sopa, chamada de "Mingau", incluindo frango caipira, abobrinha e alho. Muitas vezes essa recieta era servida durante a queima do alho.
Mas, a gastronomia piedadense, destaca-se também, pela utilização do feijão guandu, nos dias atuais, esse feijão é consumido como um virado, ele nasce num arbusto, que muitas vezes é usado como cerca viva das propriedades. Na antiga Fazenda das Lavras, atual Bairro dos Leites, o feijão Guandu era servido dferente.
Era cozido e temperado com linguiça e bacon, deixando seu caldo engrossar, e servido com farofa e outras carnes, como porco e frango caipira. Essa iguaria era comum em batizados e casamentos realizados na antiga Fazenda das Lavras. Nos dias de hoje, no Bairro dos Leites, é comum encontrar vários pés de Feijão Guandu.
Com a proposta daSecretaria de Cultura do Estado de São Paulo e a ONG ABAÇAI Cultura e Arte, o Feijão guandu é apreciado nas Edições do Revelando São Paulo. Segundo Regiana, "O Feijão Guandu tem um sabor amadeirado, lembra muito lentilha, e agrada os mais exigentes consumidores, uma vez, numa edição do Revelando São Paulo em São José dos Campos, uma senhora até chorou, ao lembrar do tempo em que consumia o Feijão Guandu", o mesmo acontece com a Sopa de Milho, conclui Regiana.
Enfim, a particularidade e a sensibilidade da pesquisa, levou ao reconhecimento dos pratos como uma autêntica contribuição a Comissão Paulista de Folclore.
HISTORIA DA GASTRONOMIA PIEDADENSE com Rodrigo Araujo (Barao do Pirapora)
Mais um depoimento do Rodrigo (Barão do Pirapora)
Para conhecer os trabalhos do Barao do Pirapora, conheça o blog baudobarao.blogspot.com
Comments