Colunistas Vilma Damasio - Principios da Doutrina dos Espíritos
- Vilma Damasio
- 20 de abr. de 2015
- 3 min de leitura
Caros leitores. Desejo nesta oportunidade passar a vocês alguns princípios da doutrina dos Espíritos, sobre os quais, espero, reflitam e analisem com seriedade:
I - Existência de Deus.
Criador de tudo o que existe. Soberanamente justo e bom. Eterno, imutável, imaterial, único e onipotente.
II - Existência e imortalidade da alma.
Criada simples e ignorante, inevitavelmente progredirá até alcançar a perfeição, não importando os milênios que isso possa representar, pois teve um começo, mas não terá um fim. Sendo ela imortal, após a morte do corpo viverá no plano espiritual, podendo reencarnar neste ou em outros mundos, segundo seu estágio evolutivo
III - Comunicação dos espíritos.
Os Espíritos vivem noutra dimensão da vida,mas estão em contato com os encarnados, podendo manifestar-se por intermédio dos chamados médiuns, pessoas que possuem uma sensibilidade apropriada para os diversos tipos de manifestações espirituais. Assim é que poderão falar, materializar-se ou escrever, usando as faculdades dos chamados médiuns.
Os Espíritos podem influenciar e ser por nós influenciados; se assim não fosse, não haveria motivo para acreditarmos na existência dos anjos guardiões, pois, como iriam eles nos proteger, se não contassem com a possibilidade de entrar em contato conosco?
Como os Espíritos são imateriais, mas se revestem de um corpo fluídico, o que os médiuns enxergam é apenas esse corpo, denominado por Kardec de perispírito, o qual é suscetível de transformações, segundo o estado evolutivo em que se encontrem. Essa transformação do corpo perispiritual é infinita, porquanto infinito é o estado evolutivo. Assim sendo, à medida que ele progride, vai tornando-se mais sutil, mais rarefeito.
IV - Unicidade do Plano Divino.
As leis de Deus são eternas e imutáveis, não se alterando segundo a nossa vontade, sem o que não se admitiria a sua perfeição. Daí compreendermos que Deus não perdoa e nem castiga ninguém, embora soframos ou nos tornemos felizes, segundo a nossa conduta perante essas leis.
V - Pluralidade dos mundos habitados.
A Terra não é o único mundo habitado, mas um dos inúmeros que existem em incontáveis galáxias que se encontram no espaço infinito. Segundo a escala fornecida pelos Espíritos Superiores, ela se encontra em fase de transição de um mundo de provas e expiações, para um mundo de regeneração. Isso significa que estamos abaixo dos mundos felizes e nossa condição é ainda bastante insignificante. Portanto, nosso orgulho não se justifica, pois estamos ainda engatinhando na caminhada em demanda à perfeição, quando, então, atingiremos os mundos Divinos.
VI - Reencarnação.
Não sendo uma única reencarnação que temos, justifica-se a desigualdade de aptidões e de condições físicas e sociais. Somente com as inúmeras reencarnações que iremos tendo, poderemos ser um dia um Einstein no Campo da Física, ou um Francisco de Assis, no que tange ao amor, a título de exemplo. Sem a aceitação desse princípio não compreenderíamos as desigualdades existentes neste mundo, sem falar no que ocorre nos outros, comprovando incontestavelmente a Lei Palingenética (lembremo-nos dos homens que habitavam as cavernas), como explicação para as aparentes injustiças. Sendo Deus justo e bom, não iria criar um ignorante e um sábio, um mendigo e um rico, um Apolo e um aleijado, como se fosse "Pai" de uns e "padrasto" de outros, no dizer popular.
VII - Fora da caridade não há salvação.
Sendo todas as criaturas filhas de Deus, não há nada mais importante do que amarmos uns aos outros, justificando o que consideramos primordial, que é amar a Deus.Ora, não é admissível amar a Deus e prejudicarmos o próximo, incompatível com aquilo que estaríamos afirmando.
Quem não ama todas as criaturas e não respeita os direitos dos outros, está passando um atestado de ignorância e confirmando que é um infeliz, porque está confessando a sua imperfeição. Ora, quem é imperfeito não pode ser feliz, enquanto o que se dedica à beneficência, demonstra superioridade espiritual e, desta forma, é um homem feliz.
Vilma Damásio, Piedadense, é Colaboradora do Blog Melhorias para Piedade com sua coluna Semanal: Escritora e Professora, Vilma lançou 5 Livros que estão disponíveis para Venda no Site da AGBOOK, Clique aqui e conheça os cinco livros da Autora...

Comments