Piedade é incluída no Caminho das Tropas
- Rogerio Araujo
- 15 de mai. de 2015
- 7 min de leitura
Piedade faz parte das cidades da Tropeirada, que agora tem sede em Sorocaba e, a cidade de Sorocaba sendo escolhida como sede, promoverá uma série de eventos para comemoração da semana do Tropeiro
O Vereador Tirso,(Adilson Castanho) foi quem representou Piedade e fomentou a necessidade de Piedade participar do roteiro, por questôes históricas e claro, nós temos a criação da cidade baseada no roteiro que levava os tropeiros do Sul do Brasil até o Grande mercado de Sorocaba para comercialização dos produtos antes de levar a outras cidades do estado e do Brasil ao norte.
Piedade, futuramente precisara de mais destaques no processo de reconhecimento como cidade do roteiro dos tropeiros, é fundamental que tenhamos desde um museu do tropeirismo, como festividades em comemoração ao tropeirismo e até porque nao, um cavalo preto, lembrando se da música que lembra nossa cidade.

Abaixo, as festividades em Sorocaba em relacionadas a Semana do Tropeiro:
Associação do Caminho das Tropas anuncia Sorocaba como sede da instituição que congrega 12 municípios e cujo projeto de atuação é, também, desenvolver o potencial turístico regional.
Sorocaba sediou na tarde desta sexta-feira (8), numa ação da Secretaria da Cultura de Sorocaba (Secult), o lançamento da 10ª edição da Tropeada Itararé-Sorocaba, que parte daquele município no próximo dia 20 , passando por doze das treze cidades que compõem a rota adotada neste ano pela Associação Intermunicipal Circuito Cultural Caminho das Tropas Paulista, a chamada Rota Sul. Com isso, o percurso foi esticado em mais de 80 quilômetros e homens e animais levarão onze dias para chegar a Sorocaba, percorrendo 444 quilômetros.
Partindo de Viamão (RS), e desde Itararé, esse caminho era usado principalmente pelos tropeiros paulistas para comercializar sua tropilha, composta por até cinquenta animais. Este era o “Caminho dos Picadores de Tropas”.
Durante a solenidade de lançamento da tropeada, no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, prefeitos da região e representantes das associações tropeiras integrantes da tropeada foram recepcionados pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio. Em sua fala, ele lembrou da importância do tropeirismo na formação social e cultural do povo paulista e do país. Para o prefeito Pannunzio, manter a tradição, refazendo o caminho das tropas é avivar não somente a memória do povo, mas é garantir a perpetuação da história, atribuindo-lhe o devido valor.
Ao saber que Sorocaba passa a figurar como o município sede da Associação Intermunicipal, Pannunzio disse que é uma honra para a cidade, que era ponto de convergência das tropas que vinham do Nordeste e do Sul do Brasil, colaborar para a manutenção daquilo que chamou de “identidade nacional”.
Sem deixar de lado o valor histórico da tropeada, a secretária da Cultura, Jaqueline Gomes da Silva, reforçou a importância de os municípios associados atuarem no sentido de fomentar o turismo. Segundo ela, a junção das necessidades e dos objetivos comuns pode levar a região a se destacar na área, atraindo pessoas interessadas nas questões interioranas, de raiz. “Há um rico repertório gastronômico, artístico, tanto musical quanto artesanal em todas essas cidades e nós podemos nos ajudar a construir uma nova realidade”, disse.
Neste sentido, e como um primeiro passo, foi criado um hotsite que abriga informações sobre o evento e sobre as cidades participantes, acessível de computadores, smartphones e tablets. “Aproveitem, divulguem este endereço e levem suas comunidades a valorizar esta festa, que é a memória do povo”, reiterou Jaqueline. O endereço é: www.sorocaba.sp.gov.br/tropeada .
Convidado, o jornalista e historiador, Sérgio Coelho contou sobre sua pesquisa acerca do assunto e dos personagens ainda vivos. Em sua fala, fez um apelo aos representantes da região para que colaborem com a perpetuação da história. Coelho denominou este como o “momento final” do tropeirismo e pediu para que os tropeiros da modernidade “apeiem das mulas, resgatem e valorizem também a história científica”. Para o historiado, a história tropeira está na fala daqueles que ainda vivem em Sorocaba e na região. Não se trata apenas de uma história passada e não pode somente viver sobre os muares, ela tem que passar de gerações para que sobreviva.
Também prestigiaram o lançamento da tropeada a vice-prefeita Edith Di Giorgi, o secretário de Governo e Segurança Comunitária (SEG), João Leandro da Costa Filho, e os vereadores Luiz Santos e Vanderlei Diogo.
Semana do Tropeiro
A tropeada Itararé-Sorocaba é uma atividade que, anualmente, integra as festividades da Semana do Tropeiro. Neste ano, na 46ª edição, a tropa viajante adentrará Sorocaba na manhã do sábado, 30 de maio, e, diferente de anos anteriores, repetirá o Caminho das Tropas durante seu percurso até a área que servirá de pouso aos visitantes, no Recinto de Exposições “Pedro Marcelo Santos), no Jardim Iporanga. (Acompanhe o trajeto abaixo)
No domingo (31), homens e seus animais se reúnem em frente ao Parque Natural “Chico Mendes”, no Alto da Boa Vista, para o tradicional Desfile Tropeiro. A saída está programada para às 9h e dezenas de cavaleiros, muladeiros e charretes vindos de todas as regiões da cidade devem se juntar ao grupo no roteiro que segue pela Avenida 3 de Março até ganhar a Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, descendo a Rua Mario Thame em direção à Avenida Dom Aguirre. O percurso sobe a Rua Souza Pereira, chega na 7 de Setembro, ganha a Professor Toledo, Cesário Mota, Rua São Bento e desce a XV de Novembro em direção à Avenida São Paulo onde a tropa recebe a tradicional bênção, nas imediações da Praça do Tropeiro. Em seguida, a tropa segue pela Padre Madureira para voltar à Avenida Carlos Reinaldo Mendes em direção ao “Chico Mendes”. No parque, os tropeiros serão brindados com uma apresentação musical e um almoço.

Um mês
Apesar de ser oficiada enquanto Semana (a última do mês de maio), as comemorações tropeiras ocorrem o mês inteiro na cidade. São atividades que a Secretaria da Cultura desenvolve nos museus, no Casarão de Brigadeiro Tobias e na bibliotecas como forma de levar à população opções de conhecer a produção cultural do município. São oficinas para crianças, visitação a acervos históricos, seminários e exposições.
Confira abaixo a agenda.
PROGRAMAÇÃO DO CASARÃO DE BRIGADEIRO TOBIAS
Casarão de Brigadeiro Tobias - Centro de Nacional de Estudos do Tropeiríssimo
Rua Antonio Fratti (continuação) - Brigadeiro Tobias
casaraobt.sorocaba@gmail.com - snpaes@hotmail.com
Grupos-Escolas agendar visita – tel: (15) 3236-6856
05/05/2015 a 31/12/2015 - 10h às 16h
EXPOSIÇÃO - Traias tropeiras confeccionadas a partir dos subprodutos de origem animal (couro, lã, chifre, crina...).
12/05/2015 a 31/12/2015 - 10h às 16h
AÇÃO EDUCATIVA - Os saberes antigos com relação ao uso dos elementos da natureza, transmitidos pelo Tropeiro Álvaro Augusto utilizando suas traias em exposição e que também são manuseadas no trabalho do dia a dia com sua tropa de muares.
12/05/2015 a 31/05/2015 - 10h às 16h
EXPOSIÇÃO - O Tropeiro como utilizador de alguns elementos da natureza de forma preventiva e curativa no trato com os muares. Mostra de plantas e minerais utilizados nas ações para o tratamento dos muares.
* 18 de maio - Dia Internacional dos Museus
17/05/2015 – 09h às 17h
IV FEIRA DO ROLO
Parceria CTM4A, Casarão BT/CNET
17/05/2015 - 15h às 16h30
RODA DE VIOLA - Apresentação de Roda de Viola Caipira, por violeiros e cantadores da Região de Sorocaba.
30/05/2015 - 09h às 10h30
PALESTRA - O Conservador Restaurador Antonio Luiz R. Sarasá Martin
discorrerá sobre o saber dos antigos ao utilizar, se relacionar e se harmonizar com a natureza e seus elementos nas construções de suas casas.
30/05/2015 14 às 15h30
RODA DE VIOLA - Apresentação de Roda de Viola Caipira, por violeiros e cantadores da Região de Sorocaba.
30/05/2015 - 09h às 17h
OFICINA - Utilizar o Casarão na formação em Zeladoria do Patrimônio Histórico, no uso da cal na pintura das construções de Taipa.
Parceria Casarão BT/CNET, CTM4A, Museu Arte Sacra-SP, Estúdio Restauro Sarasá.
Inscrições gratuita: 11 a 15/05 das 09h às 16h – (15) 32366856
20 vagas – 1º inscritos.
PROGRAMAÇÃO DA BIBLIOTECA INFANTIL MUNICIPAL
Projeto Leituras
Projeto que busca despertar o interesse pela leitura através de apresentação e leitura de trechos de obras previamente selecionadas.
Dia 13, das 15h às 16h - O Burrinho Marco Polo, de Barbosa Lessa. Que Narra a história de um burrinho tropeiro em suas viagens pelo Brasil.
Atividades Ligadas à Semana do Tropeiro
Exposição: O Tropeiro carregador de Ideias
Mostra que busca apresentar o tropeiro sorocabano como transportador não apenas de mulas e bens, mas como portador inconsciente e anônimo de uma identidade cultural, que permitiu o diálogo com a diversidade formando a base de nossas semelhanças. Reúne objetos, imagens e textos sobre o tema.
De 11 a 30 de maio, das 8h às 17h.
Oficinas de Dobraduras com Histórias de Tropeiros
Atividades com dobraduras e brincadeiras com papel contando a história dos tropeiros sorocabanos.
Para crianças de 7 a 10 anos.
Dias 5, 12, 18 e 26, das 9h às 10h e das 14h às 16h.
Oficina de Mulinhas
Oficina para crianças de 5 a 10 anos onde os participantes aprenderão a confeccionar uma mulinha tropeira com material reciclável e ouvindo muitas histórias sobre o tropeiro sorocabano.
Dias 15 e 22 de maio.
Das 9h as 10 e das 14h às 15h.
Teatro de Bonecos
Teatro de Bonecos com a Peça: A Mula do Tropeiro Tião. Narra a trajetória de uma mula que descobre muitas histórias e aventuras durante a caminhada dos tropeiros sorocabanos.
Dias 15 e 22.
Às 10h e 15h. Gratuito.
Seminário Tropeirismo
Local: Sala Fundec
O seminário será composto de 4 palestras que dividem a história do tropeirismo em Sorocaba, um bate-papo sobre a série de reportagens “Caminho das Tropas”, da TV Tem, e uma caminhada pelo centro de Sorocaba, por onde passavam as tropas.
• Palestra 1 – (1h30 de duração) – dia 27/05 – 10h30 às 12h
Iniciação à História do Tropeirismo
Palestrante: Sérgio Coelho de Oliveira (jornalista e historiador)
O palestrante apresentará ao participante a história do tropeirismo desde o início das primeiras tropas, terminologias, curiosidades.
Público-alvo: Professores, estudantes, historiadores e interessados em geral.
• Palestra 2 (1h30 de duração) – dia 28/05 – 10h30 às 12h
Feira de Muares e Registro
Palestrante: Geraldo Bonadio (jornalista e historiador)
Aqui conheceremos a história em torno da Feira de Muares, onde eram comercializados os animais vindos do Sul para todo o Brasil, e o Registro de Animais de Sorocaba, e seus vínculos diretos com as atividades econômicas, políticas e sociais para o país.
Público-alvo: Professores, estudantes, historiadores e interessados em geral.
• Palestra 3 (1h30 de duração) – dia 29/05 – das 10h30 às 12h
Herança Tropeira
Palestrante: Lucinda Prestes (arquiteta USP)
Na palestra saberemos sobre a herança que o Tropeirismo deixou para Sorocaba nos dias atuais. Quais as marcas deixadas na nossa cultura, economia, turismo e como podemos usufruir melhor desse legado.
Público-alvo: Professores, estudantes, historiadores e interessados em geral.
• Rota Tropeira – Centro de Sorocaba (1h de duração) – dia 30/05 – das 10h30 às 12h.
Condução: José Rubens Incao
Tour pelas principais ruas do Centro de Sorocaba por onde passavam as tropas da Feira de Muares até o Registro dos Animais.
Saindo da Praça 9 de Julho, Moreira César, Rua da Penha, Rua Treze de Maio, Largo São Bento, Rua São Bento, Rua 15 de Novembro, Ponte da Rua 15 e Avenida São Paulo.
Público-alvo: Professores, estudantes, historiadores e interessados em geral.
Inscrições Seminário: primeiros inscritos no dia do evento (chegar uma hora antes)
Inscrições Rota Tropeira: pelo telefone 3211-2911, com Janaina, Amanda e Aline.
Comments