Pianista de família piedadense é premiado na Suíça - JC Piedade
- JC Piedade
- 17 de jun. de 2015
- 2 min de leitura
O pianista Ronaldo Rolim conquistou, na última terça-feira (16), o terceiro lugar no renomado concurso Géza Anda, em Zurique, na Suíça, um dos mais importantes do gênero em todo o mundo. A final foi vencida pelo norte-americano Andrew Tyson, seguido pelo russo Aleksandr Shaikin. Ronaldo foi o único pianista latino-americano selecionado para participar do concurso e superou dezenas de concorrentes de vários países até chegar a grande final. Nascido em Votorantim, em 1986, Ronaldo Rolim viveu boa parte de sua infância e adolescência em Piedade, onde reside seu pai. Nos últimos anos, o músico fez apresentações beneficentes na cidade.
O jovem pianista vem se estabelecendo como um dos músicos mais completos de sua geração, premiado em dezenas de concursos no Brasil e exterior, em países como EUA, San Marino e Inglaterra. Também já se apresentou em salas de concertos consagradas, como Carnegie Hall (Nova York, EUA), Steinway Hall (Londres, Inglaterra), Seoul Arts Center (Seul, Coreia do Sul), Thêatre de Vevey (Vevey, Suíça), Friedberg Hall (Baltimore, EUA), além de apresentações no México, Portugal, Espanha, Holanda, Itália e Áustria. No Brasil, tem sido solista convidado de diversas orquestras, como a Sinfônica Brasileira, Filarmônica de Minas Gerais, Sinfônica de Campinas, Sinfônica da USP, Sinfonia Cultura, entre outras. Ronaldo também compõe o Trio Appassionata, grupo que recentemente lançou seu primeiro CD com o selo Odradek Records.
O pianista iniciou seus estudos musicais com sua mãe, Miriam Correa, e realizou sua primeira apresentação pública com apenas quatro anos de idade. Em 2007 foi para os EUA, onde fez Bacharelado e Mestrado em Piano Performance no Peabody Conservatory, de Baltimore. O pianista ainda reside nos EUA, onde cursa Doutorado na Yale School of Music, em New Haven.

Conheça a Página do Jornal da Cidade de Piedade clicando AQUI
https://www.facebook.com/jcpiedade
Kommentare