Colunistas, Vilma Damasio - QUE PLANETA QUEREMOS?
- Vilma Damasio
- 28 de jul. de 2015
- 3 min de leitura
O clima está mudando, a temperatura global do Planeta está aumentando. Desde 2001 relatórios de avaliação publicados pelo IPCC - Conselho Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas - Órgão das Nações Unidas - vêm alertando os governantes dos países em desenvolvimento. Em termos globais, a temperatura da Terra subiu 0,6 centígrados no último século. Lugares mais frios e remotos se aqueceram mais. Este aquecimento coloca a flora e a fauna sob pressão, incluindo a Humanidade ".
A temperatura está subindo .ais rápido do que o natural. Cientistas chegaram a esta conclusão ao estudar, nos últimos mil anos, os dados conhecidos como "proxy" - fenômenos naturais que mudam por causa das alterações climáticas. Modelagens computacionais mostram que as forças climáticas naturais,como erupções vulcânicas e as lentas alterações na combustão do Sol, não são suficientes para explicar tanto aquecimen
Segundo o IPCC a atividade humana causou a maior parte do aquecimento do século passado. E projeta para até o final do século uma elevação de mais 1,5 a 5,5 C."
"Os descrentes ainda insistem em argumentar que, como se sabe, o clima é mutável e que talvez o aquecimento atual seja mais um capricho da natureza, que passa..."
"Não confiem nisso, dizem os especialistas!"
"Há séculos derrubamos florestas e queimamos carvão, petróleo e gás, e despejamos na atmosfera toneladas de dióxido de carbono (gás carbônico) e outros gases que aprisionam o calor mais rápido do que as plantas e os oceanos conseguem absorvê-los. Hoje o nível de dióxido de carbono na atmosfera é mais alto do que nas últimas centenas de milhares de anos."
..."As atividades humanas são responsáveis pela grande emissão de dióxido de carbono. Este gás, juntamente com o gás metano e outros gases em menor escala são os grandes responsáveis pelo chamado "Efeito estufa". Entende-se que este efeito ocorra devido ao seguinte processo: a luz do Sol, incidindo sobre a superfície da Terra, aquece-a. Aquecida,ela emite a radiação infravermelha que, em grande parte, seria lançada ao espaço cruzando a atmosfera. Mas, devido à presença dos chamados gases do "Efeito estufa, isto é, o dióxido de carbono, metano e outros em menor escala, aprisionam esta radiação na atmosfera, aquecendo-a. Este mesmo efeito que permitiu que a temperatura média da Terra se mantivesse nos 15 graus centígrados e proporcionasse condições para que a vida como a conhecemos hoje se desenvolvesse, devido ao excesso destes gases, rompe o equilíbrio natural."Entende-se que este efeito ocorra devido ao seguinte processo: a luz do Sol, incidindo sobre a superfície da Terra, aquece-a. Aquecida,ela emite a radiação infravermelha que, em grande parte, seria lançada ao espaço cruzando a atmosfera. Mas, devido à presença dos chamados gases do "Efeito estufa, isto é, o dióxido de carbono, metano e outros em menor escala, aprisionam esta radiação na atmosfera, aquecendo-a. Este mesmo efeito que permitiu que a temperatura média da Terra se mantivesse nos 15 graus centígrados e proporcionasse condições para que a vida como a conhecemos hoje se desenvolvesse, devido ao excesso destes gases, rompe o equilíbrio natural."
"Neste cenário atual estão acontecendo no mundo: aquecimento dos oceanos, derretimento de geleiras, aumento do nível dos mares,ameaçando a vida de muitas comunidades, diminuição da espessura do gelo nos polos, multiplicação de incêndios, redução de área e volume de grandes lagos, plataformas de gelo despencam sobre o oceano e esta água doce modifica a salinidade e as correntes em águas profundas dos mesmos."
"Como consequência, estas águas doces no Atlântico Norte podem reduzir a velocidade da corrente e diminuir o volume de águas mais tépidas vindas dos trópicos... Ainda,quando a água esfria no hemisfério norte, o oceano se aquece no hemisfério sul..."
"E neste cenário detecta-se, ainda hoje, o aumento de gás carbônico!"
"As nações desenvolvidas (as grandes responsáveis, pela emissão dos gases do "Efeito estufa não assumem o compromisso com o "Protocolo de Kyoto",por puros interesses econômicos nacionais..."
CAROS LEITORES: ESTE ARTIGO, EXTRAÍDO DA REVISTA O ROSACRUZ,FOI COMPILADO PELO COORDENADOR DA SEÇÃO F - CIÊNCIAS EXATAS- DA URCI (UNIVERSIDADE ROSE´CROIX INTERNACIONAL) APÓS A LEITURA DESTE TEXTO SÓ NOS CABE PROCURARMOS FAZER A NOSSA PARTE TRABALHANDO EM PARCERIA COM O CÓSMICO LEMBRANDO DE QUE O TERCEIRO MANIFESTO ROSACRUZ NOS ALERTA DE QUE "A NATUREZA HÁ DE SER AQUILO QUE O SER HUMANO QUEIRA QUE ELA SEJA",
PAZ PROFUNDA!

----------------------------------------
Vilma Damásio, Piedadense, é Colaboradora do Blog Melhorias para Piedade com sua coluna Semanal: Escritora e Professora, Vilma lançou 5 Livros que estão disponíveis para Venda no Site da AGBOOK, Clique aqui e conheça os cinco livros da Autora...
Kommentare