Colunistas - Vilma Damasio - O QUE É LOGOTERAPIA?
- Vilma Damasio
- 18 de ago. de 2015
- 3 min de leitura
Caros leitores: Na Revista O Rosacruz - Setembro de 2.012 temos um interessante artigo escrito pelo frater Paulo Roberto Macedo de Macedo, que diz, a respeito:
"Palavra de origem grega que significa "tratamento pelo Deus individualizado no ser humano". Logo: termo grego clássico para designar o Espírito Cósmico - a razão, o Poder Superior, o Princípio Universal no qual todas as coisas se inter-relacionam e todos os fenômenos naturais ocorrem. Não é só razão das coisas, mas também o Fogo que as ilumina. É a DIVINDADE quando se revela como Deus Imanente-Individual, isto é, quando a Divindade (Brahman) se manifesta como Deus ( Brahma).
A Divindade ou Realidade Universal, está presente como Deus Individual em todos os seres finitos; a Essência Infinita está presente em todas as Existências Finitas, assim como a vida Universal está presente em todos os vivos em forma de vida individual.
Viktor Frakl, o mestre da Logoterapia, em seu livro sobre Logoterapia, apresenta o binômio Realidade e Facticidade. A Realidade é a essência infinita, que aparece como facticidade em todas as existências finitas. O Ser Universal, o Eu Cósmico ou a Consciência Cómica dos místicos rosacruzes, aparece como EXISTIR INDIVIDUAL em milhares de formas finitas.
No livro de Joel Goldsmith, A ARTE DE CURAR pelo ESPÍRITO, que é um tratado de logoterapia, isto é, terapia através do Espírito, espírito significando "Essência Cósmica",diz que seu método se baseia num processo de absoluta precisão. Se o homem consegue 100% de conscientização espiritual, nulifica qualquer mal, seja nele mesmo, seja noutra pessoa que nesse momento de consciência espiritual se encontre no foco dinâmico da consciência do curador. Aqui, "curador" significa o praticante da logoterapia, pois quem realmente cura é o Onipresente Amor Cósmico, ou seja, DEUS. Deus na concepção de Goldsmith, como para todos os Iluminados, é o "Pai em nós", a suprema, invisível e única Realidade dentro do homem e do universo. Deus é a Inteligência nos inteligentes; Deus é o Espírito nos seres espirituais.
Diz o Panenteísmo que Deus está em tudo e tudo está em Deus, porém não podemos dizer que Deus seja tudo ou que tudo seja Deus ( o que seria panteísmo).
Assevera Huberto Rohden: "A presença do Infinito (Pai) em todos os Finitos é uma realidade matematicamente certa e absolutamente inegável. Contudo, não é essa presença em si, objetiva, que produz a cura dos males. Dentro desta presença divina eu posso ter câncer, lepra, tuberculose, paralisia infantil, posso ser o maior dos pecadores e dos criminosos, posso ser infeliz e desesperado dentro da presença de Deus e posso ser Judas e Satanás na presença de Deus, porque não é essa presença objetiva que me dá saúde ou santidade. Mas no momento em que eu conscientizar intensamente essa presença de Deus, no momento em que eu viver real e profundamente a verdade "o Pai está em mim e eu estou no Pai", neste momento não posso estar doente nem posso ser pecador, pois a Pleni- luz dessa consciência dissipa qualquer treva, por mais espessa que tenha sido. " A Luz brilha nas trevas e as trevas não a extinguiram." Em face dessa Pleni-luz da consciência da presença de Deus, não há tal coisa como doença grave ou doença leve, pecado grave ou pecado leve, pois a Onipotência da luz nulifica todas as potências das trevas que, em face da onipotência, acabam em total impotência.
Em "Cosmoterapia - A Cura dos males humanos pela Consciência Cósmica", de Rohden, está escrito: "Viktor Frakl é o campeão da logoterapia". O que ele diz, sobretudo no seu livro "Terapia das Neuroses,"apresentando a logoterapia e a introdução à análise existencial, ultrapassa e complementa tudo quanto até agora fizera a psicoterapia. O Logos mental-racional é mais poderoso que a Psyché vital.
Thomas Merton afirma: "chegou-se à conclusão de que Deus é não somente transcendente como Imanente"..."o ponto verdadeiramente central da vida contemplativa foi sempre um aprofundamento da fé e das dimensões pessoais da liberdade e da percepção até o ponto em que a nossa união direta com Deus se realize tornando-se uma "experiência". Temos assim não só a consciência e a compreensão da imensidão e da majestade de Deus "no além" como Rei e Soberano do Universo (como de fato é), mas também a percepção mais íntima e maravilhosa de DEUS PRESENTE direta e pessoalmente em nosso próprio ser".
ESPERO QUE ESSAS PALAVRAS OS FAÇAM COMPREENDER E SENTIR QUE DEUS ESTÁ PRESENTE EM TUDO E EM SEU PRÓPRIO SER...

Vilma Damásio, Piedadense, é Colaboradora do Blog Melhorias para Piedade com sua coluna Semanal: Escritora e Professora, Vilma lançou 5 Livros que estão disponíveis para Venda no Site da AGBOOK, Clique aqui e conheça os cinco livros da Autora...
Comments