Cerveja artesanal com gengibre é uma das novidades produzidas em Tapiraí-SP
- Rogerio Araujo
- 19 de dez. de 2015
- 2 min de leitura
A ideia de montar uma cervejaria artesanal surgiu há dois anos, em uma roda de conversa entre amigos. Entre um copo e outro, Leandro Cardoso concluiu que estava cansado das cervejas convencionais e começou a degustar outras opções de cervejas encontradas no mercado, nos mais variados estabelecimentos. Não demorou muito para descobrir o universo cervejeiro com diversas oportunidades de prazer e negócio. Em 2014, se aperfeiçoou neste talento em um curso de degustação do SENAC, finalizou e já ingressou em outro que o ensinou técnicas cervejeiras e aperfeiçoamento das técnicas. No final deste ano foi quando Leandro fez sua primeira cerveja. “Mesmo com todas as limitações de equipamentos e infraestrutura eu estava otimista, pois sabia que dispunha de água de boa qualidade e clima ameno, características do Município de Tapirai-SP. O primeiro lote da cerveja foi consumido na passagem de 2014 para 2015 e agradou os familiares e amigos. No começo do ano, depois de muito apoio, resolvemos montar uma pequena estrutura com intuito de servir tanto para produção como para apreciação de uma boa cerveja artesanal”, contou Leandro. Agora só faltava um nome; considerando Tapiraí/SP uma região abençoada, dada a exuberância da natureza, nasceu a cervejaria São Columbano, homenagem a um padroeiro da cerveja.
“A cervejaria, ainda em fase final de construção, está localizada dentro da Pousada Recanto dos Pinheiros, em Tapiraí-SP. Todos os hóspedes tem acesso e por enquanto as cervejas são vendidas somente no local ou por encomenda. A cervejaria está em um local privilegiado, em meio a mata atlântica, com excelentes condições de clima e água para a produção de cervejas artesanais de excelente qualidade”, afirmou o cervejeiro.
Dentre as cervejas artesanais produzidas pela Cervejaria São Columbano destacam-se as de alta fermentação, como a Pale Ale; as cervejas de trigo, Dunkel e Weissbier, com destaque para weissbier que leva gengibre, uma planta bem apreciada e cultivada na região que acrescenta sabor e aroma únicos para esta cerveja e, há, ainda, a variação desta cerveja com mel, que harmoniza perfeitamente com o gengibre.
A divulgação da cervejaria ocorreu no último dia 05 de dezembro, acompanhado de um almoço promovido em parceria com a Pousada Recanto dos Pinheiros. Os proprietários Sérgio Roberto Cardoso e Silvana Ambrogini Cardoso, pais de Leandro Cardoso - proprietário da Cervejaria São Columbano, receberam aproximadamente 80 pessoas que almoçaram e degustaram das cervejas artesanais. O evento foi uma excelente oportunidade para apreciar uma boa cerveja artesanal acompanhada de um suculento pernil feito no forno a lenha.
Para 2016, a Cervejaria São Columbano planeja promover cursos teóricos e práticos para os interessados na produção de cerveja artesanal e pretende, também, abrir o bar para os visitantes um final de semana por mês. A divulgação com a programação acontecerá em breve, mas quem tiver interesse pode acessar a página da Cervejaria São Columbano no facebook ou entrar em contato pelo e-mail:cervejariasaocolumbano@gmail.com.


Comments