Catadores aguardam prefeitura cumprir promessa de campanha
- Imprensa Geraldinho
- 5 de fev. de 2016
- 2 min de leitura

Em 2012, prefeita de Piedade, Maria Vicentina, assinou carta-compromisso em que garantia atender a 31 itens listados para beneficiar a categoria
A Administração Municipal de Piedade entra no último ano de gestão sem cumprir nenhum dos 31 itens listados em uma carta-compromisso assinada pela então candidata a prefeita, Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva, com o Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec) e com a Cooperativa dos Trabalhadores do Meio Ambiente de Piedade (Cotmap). Entre os itens elencados no documento, está a criação de um Conselho Municipal de Resíduos Sólidos com o objetivo de construir, definir e monitorar as políticas públicas de forma democrática, ética e transparente.
Os trabalhadores da Cotmap ainda aguardam a tão sonhada remuneração, que previa o repasse de um valor aos cooperados, e que hoje não existe. “Acompanho o trabalho da cooperativa, ela é fundamental para o nosso meio ambiente e entendemos a importância da Cotmap na geração de renda para os cooperados, mas infelizmente, eles têm sido esquecidos pela administração”, disse o vereador Geraldinho. Recentemente, a prefeitura formalizou um contrato de concessão de caminhão, galpão, combustível e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) com a Cotmap, mas para Geraldinho não há nada de novo na medida. “A prefeitura segue sem priorizar a coleta seletiva. A população não pode deixar se ludibriar com isto. A prefeita apenas assinou um termo de uma parceria que já acontecia há oito anos, apenas houve a cessão de um caminhão, que era feito pelo Ceadec e agora passou a ser feito pela prefeitura”, salientou Geraldinho.
Os outros compromissos elencados no documento assinado pela prefeita Maria Vicentina deveriam ser cumpridos até o final deste ano. Entre eles: implementar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos sob os princípios da responsabilidade compartilhada; assumir o papel de orientador do diálogo com a sociedade no desenvolvimento e implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos ou intermunicipal de gestão de resíduos sólidos, articulado ao sistema de logística reversa; promover campanhas permanentes de valorização da coleta seletiva com inclusão e remuneração das cooperativas de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis e da atuação destas junto à população e universalizar o acesso ao serviço público de coleta seletiva dos resíduos reutilizáveis e recicláveis com inclusão dos catadores e catadoras.
“A importância de cada item do documento é de indiscutível relevância, eles priorizam e valorizam a figura do cooperado e nada disso foi feito nestes três anos. A prefeitura fez um alto investimento em transporte de lixo de Piedade para Iperó, isto mostra que é uma administração que prioriza levar o lixo para o aterro e não em reciclar o máximo possível”, destacou Geraldinho. “Continuarei em defesa da coleta seletiva solidária e remunerada com prioridade máxima na coleta seletiva em Piedade, inclusive no centro comercial da cidade que não conta com esses serviços”, finalizou o parlamentar.
Foto: Reprodução
Imagem mostra assinatura da prefeita Maria Vicentina com reconhecimento de firma em Cartório
Comentarios