Professor de História que ensina com Games lança Farroupilha - Veja vídeo
- Rogerio Araujo
- 14 de fev. de 2016
- 2 min de leitura
O professor Rodrigo Araujo, o Barão do Pirapora. apresenta mais uma produção. é o "Farroupilha, o Game". É um game baseado na revolta Farroupilha, ocorrida entre 1835 a 1845. Mas, além de apresentar o game, ele sugere em vídeo, sua aplicação em sala de aula, aos moldes da Gamificação da Pedagogia. Segundo o Barão do Pirapora: "Primeiramente, sua aplicação pode ser realizada da seguinte forma: jogar com os alunos usando o Data Show, onde as fases descrevem de modo linear os principais detalhes da Guerra dos Farrapos. Ou usar uma sala de Informática para que os alunos joguem, enfrentando os desafios e detectando as fases cronológicas da História.
Mas, talvez o modo de aplicação pode ser mais inovador ao aplicar o modelo da sala de aula invertida, onde os alunos poderão jogar o game em suas casas, ou na sala de informática, eles mesmos terão acesso ao conteúdo de um modo que construam o ponto de vista a partir de suas próprias percepções e ao chegarem na escola, resolverão atividades sobre os conteúdos adquiridos. Essa prática, procura valorizar o protagonismo juvenil e amplia os pontos de vista dos conteúdos abordados". Ainda procura caminhos alternativos da própria Gamificação, onde desenvolve o processo de ensino aprendizagem através do sistema de andaimagem.
"Se o professor tiver dificuldades de aplicação, pode elencar um dos alunos para dar uma base, ou melhor, em termos de Gamificação, o aluno torna-se um NPC, ou um tutorial que vai auxiliar a condução de outros alunos na abordagem dos conteúdos adquiridos com o game. Esse aluno-base pode ser conhecido como o que chamamos de “scaffolding” ou “andaimagem”, pois ele dará o suporte ao grupo, auxiliando também através das redes sociais. Agora, vou mostrar para vocês o gameplay do game." Sobre o game, destacamos a seguinte informação: Farroupilha, o game apresenta os principais momentos históricos que ocorreram durante a Revolução farroupilha.
Nele, você controla Bento Gonçalves enfrentando as principais batalhas, como em Arroio dos ratos, seival e fanfa e sua trajetória de luta, como a fuga da prisão, seguido pelas aventuras de Giuseppe Garibaldi na Travessia dos Lanchões e na Tomada de Laguna, com apoio também de Davi Canabarro.
O game também destaca a Batalha de Porongos com os lanceiros negros. Essa produção do Barão do Pirapora procurou desenvolver um game para contribuir no processo de ensino aprendizagem, onde constrói uma ponte direta com os elementos da Gamificação da Pedagogia ao mesmo tempo que contribui com a identidade cultural.
Contatos com o Professor Rodrigo Araújo: acmestudio@yahoo.com
Pelo Facebook: https://www.facebook.com/barao.dopirapora
Participe do Grupo Gamificação da Pedagogia no Facebook: https://www.facebook.com/groups/476926372366294/?fref=ts
Veja Vídeo:
Comentarios