Colunistas - Vilma Damasio -COMO VOCÊ CONSIDERA O MUNDO ATUAL?
- Vilma Damasio
- 15 de mar. de 2016
- 3 min de leitura
"Trata-se aqui de um questão grave a que vou tentar responder com objetividade, ou seja, sendo nem pessimista, nem otimista, mas realista. Vou começar com o que me parece ao mesmo tempo negativo e preocupante. No aspecto ecológico, todo mundo sabe que nosso planeta está gravemente doente e que já é tempo de agirmos individual e coletivamente para tratá-lo, curá-lo e o regenerar. No aspecto econômico, acho que as sociedades modernas se tornaram muito mais materialistas e que elas criaram um mundo de exclusão em que o ser humano cada vez tem menos lugar. No aspecto social, tenho o sentimento de que cada vez mais indivíduos reivindicam direitos que nem sempre são legítimos e não se dão conta dos deveres que cabem a todo cidadão digno deste nome. No aspecto moral, parece-me que os valores essenciais são cada vez mais ultrajados e que a violência, a vulgaridade, a falta de pudor e de respeito para com os outros, constituem hoje em dia as normas de um "imoralmente correto".No aspecto científico, certos estudiosos chegaram aos limites do inaceitável e agem como aprendizes de feiticeiros, principalmente no campo da clonagem e das manipulações genéticas. No aspecto tecnológico, a mecanização se tornou excessiva e constitui um inegável fator de desumanização. Enfim, no aspecto religioso, é preciso reconhecer que a maioria das religiões, embora úteis e respeitáveis em si mesmas, não respondem mais as questões de fundo que os homens e as mulheres da nossa época se colocam em matéria de espiritualidade. Vista sob estes ângulos, a situação atual me parece muito preocupante e reflete certo declínio da Civilização.
Vejamos agora a contrapartida positiva dos pontos precedentes. No aspecto ecológico,nunca houve tantas ações empreendidas para proteger as espécies animais ameaçadas, lutar contra as principais formas de poluição, deter o desmatamento excessivo etc, o que reflete uma salutar tomada de consciência neste campo. No aspecto econômico, a crise atual provoca reações que refletem cada vez mais a exasperação das pessoas ante um sistema em que o dinheiro e o lucro contam mais do que o próprio ser humano. No aspecto social, as ações de solidariedade para com os desprovidos se multiplicam e mostram que há maior preocupação com a sorte deles, o que não se pode deixar de aprovar. No aspecto moral, denunciam-se cada vez mais situações,comportamentos ou regimes que atentam para a dignidade humana: violação dos direitos do ser humano, corrupção, abuso de poder, ditadura,etc.
No aspecto científico, é preciso admitir que muitas descobertas contribuíram para o nosso bem - estar no campo da saúde, aumentaram nossa esperança de vida, abriram-nos horizontes mais vastos (conquista do espaço) etc. No aspecto tecnológico, as máquinas libertaram as pessoas dos trabalhos mais penosos e lhes permitiram ao mesmo tempo fazer contato e se encontrarem de um continente para outro, o que contribui para criar entre elas relações mais fraternas.
No aspecto religioso, o declínio das religiões provoca uma crise existencial que impele muitos indivíduos a refletirem por si mesmos sobre o sentido da vida e buscarem outros apoios para sua vida espiritual. Vemos então que uma evolução positiva também ocorreu em muitos campos.
Em matéria de balanço, acho que há hoje em dia um frágil equilíbrio entre os aspectos negativos e positivos do comportamento humano, tanto no plano individual quanto no coletivo. É justamente por esta razão que o período atual é determinante para o mundo, no sentido de que seu destino depende do lado para o qual ele vai fazer "a balança pender".
Se é um fato que o ser humano dá a impressão de ter regredido em certos aspectos, creio não obstante que esta regressão é apenas passageira e que a humanidade evoluiu positivamente na sua globalidade. Outrora havia a mesma quantidade, se não mais violência, corrupção, injustiça, egoísmo, falta de respeito para com o ambiente etc, mas ignorava-se isto. Hoje tudo é trazido ao nosso conhecimento por intermédio da mídia. Decerto pode-se lamentar esta supermediação do que é mau no comportamento humano, pois ela nutre a morosidade e faz supor que a Civilização está vivendo um declínio inexorável. Mas ela tem pelo menos a vantagem de nos colocar ante nós mesmos e de nos fazer tomar mais consciência da necessidade de nos comportarmos melhor individual e coletivamente.
Em suma,acho que o ser humano de hoje é talvez melhor do que o do passado, mas que ainda lhe falta a vontade de agir realmente a serviço do bem comum."
Acho que deveríamos analisar e refletir seriamente sobre essa mensagem enviada por SERGE TOUSSAINT,FRC- GRANDE MESTRE DA JURISDIÇÃO DE LÍNGUA FRANCESA.
QUE A DIVINA ESSÊNCIA DO CÓSMICO NOS ILUMINE A TODOS!!!

Vilma Damásio, Piedadense, é Colaboradora do Blog Melhorias para Piedade com sua coluna Semanal: Escritora e Professora, Vilma lançou 5 Livros que estão disponíveis para Venda no Site da AGBOOK, Clique aqui e conheça os cinco livros da Autora...
Comentários