Composteira, PANCs e Sementes Crioulas: agroecologia em prática na horta escolar da Roseira
- André Damázio
- 6 de abr. de 2016
- 1 min de leitura
A EE Maria Helena Sikorski Cerqueira César deu início, nesta semana, à confecção de uma composteira. Desde o ano passado, a escola mantém uma horta na unidade, sob os cuidados dos alunos dos oitavos anos e sob a coordenação do professor André Damázio, na disciplina de Língua Portuguesa.
O que poderia parecer uma redundância - alunos de escolas rurais, com experiência na lida no campo, fazendo uma horta - se converteu na oportunidade de entrar em contato com um outro conceito em práticas agrícolas: a agricultura orgânica. A horta escolar tem produzido alimentos sem adubação química, sem a utilização de agrotóxicos, tão comumente utilizados em nossa cidade. Neste ano, abobrinha, acelga, alface, cebolete, cebolinha, salsinha e chuchu irão complementar a merenda tão logo comece a colheita.
A composteira, em breve, produzirá adubo orgânico para o projeto, utilizando folhas secas da limpeza dos jardins e árvores do colégio e restos de comida oriundos das refeições servidas na unidade. Outra novidade na horta da Roseira serão as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), como o cará-moela e a ora-pro-nobis que serão cultivados e utilizados na alimentação dos estudantes. Além disso, o projeto tem contemplado a criação de um banco de Sementes Crioulas e promovido a troca dessas sementes entre os alunos, estimulando o trabalho associativo, garantindo a identidade popular na construção da agroecologia.
As chamadas "sementes crioulas" são sementes tradicionais, conservadas e selecionadas de geração em geração pela agricultura familiar. Estas sementes guardam em si a riqueza natural da nossa terra e, por isto, devem ser preservadas e disseminadas.


Opmerkingen