Piedade perde seis mil doses de vacina
- Rogerio Araujo
- 9 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
Recentemente, o vereador de Piedade, Geraldinho (PTN), cobrou da Administração Municipal um posicionamento firme no sentido de resolver de vez problemas que possam alterar as câmaras frias de armazenamento de medicações, como vacinas. Isto porque, o município perdeu seis mil doses armazenadas a 20°C, quando a temperatura ideal seria de 4°C. O vereador lembrou ainda que o problema é antigo e já ocasionou, inclusive, a perda de quase duas toneladas de merenda. “Existem tecnologias disponíveis para evitar que câmaras de armazenamento sejam afetadas por falta de energia, mas, por falta de planejamento, nada foi feito por esta gestão e pelas gestões anteriores”, comentou Geraldinho.
Entre as vacinas que foram descartadas pela prefeitura estão dezenas de doses contra Difteria, Tétano, Hepatite e HPV. “A prefeita [Maria Vicentina] disse que não haverá prejuízo no atendimento à população, mas há, inegavelmente, um prejuízo aos cofres públicos. É dinheiro público que foi para o lixo”, acrescentou o vereador. Em contato com a Secretaria de Saúde, o vereador foi informado que a prefeitura abriu uma sindicância para apurar o problema. “A prefeitura terá que ter uma postura firme sobre o fato, buscar respostas e tomar atitudes para que não ocorra mais”, salientou o parlamentar.
Problema antigo
De acordo com o vereador Geraldinho a falta de planejamento da prefeitura já causou grandes perdas no passado. Ele lembrou que em 2008, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) apontou 14 irregularidades no ambulatório municipal, entre eles remédios vencidos, instrumentos com validade de esterilização fora do prazo e falta de termômetro na geladeira de acomodação de medicamentos. “À época, a cidade era administrada por José Tadeu de Rezende e, em visita de vereadores ao ambulatório, foram encontrados, inclusive, medicamentos vencidos junto com os medicamentos entregues à população”, lembrou Geraldinho.
O problema se repetiu em 2012. Em junho daquele ano, o Jornal Folha de Piedade chegou a publicar uma matéria denunciando a questão. “Em 2012, a prefeitura, sob o comando do ex-prefeito Geremias Ribeiro, jogou no lixo mais de mil testes de diabetes que estavam vencidos”, disse Geraldinho. “Agora, causa estranheza um ex-prefeito que nunca teve posicionamento público sobre as dificuldades do município, nunca trouxe sugestões de soluções, que se omitiu dos problemas de sua gestão, em ano de eleição, aparecer usando as redes sociais para criticar a prefeitura. Oportunismo”, avaliou Geraldinho.
Foto: Divulgação
“A prefeitura terá que ter uma postura firme sobre o fato, buscar respostas e tomar atitudes para que não ocorra mais”, disse Geraldinho

Comments